Secretário diz que Canoas é referência em cultura...

Creio que é um certo exagero, mas creio que estamos no caminho certo.


“A referência do modelo tridimensional da política cultural de Canoas (Linguagem, Cidadania e Economia) contribuiu para o governo do estado organizar sua ação e o Minc, quando vem ao estado, tem Canoas como referência”. A afirmação foi realizada pelo adjunto da Secretaria Estadual de Cultura, Jeferson Assumpção, durante a abertura da 3.ª Pré-conferência Municipal de Cultura de Canoas. O evento teve início na noite desta terça-feira, 30, no auditório Sady Fountoura Schwtz do Paço Municipal.

Cerca de 50 artistas, ativistas culturais e gestores das mais diversas linguagens artísticas assistiram a palestra do secretário Assumpção. A pré-conferência foi aberta pelo secretário municipal de Cultura, Flavio Adonis, que demarcou a importância do debate em questão e destacou os avanços do governo nessa área, disponibilizando três dias para os debates (em 2010, foi apenas um). “Esse diálogo é fundamental, em especial, para discutir o texto base do Plano Municipal de Cultura, que vai orientar as políticas municipais”. Também integrou a mesa do evento a presidente do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Canoas, Leila da Silveira.

eu na foto...

Durante a sua fala “3.ª Conferências estadual e nacional de cultura: rumos e desafios”, o secretário Jeferson Assumpção fez um breve balanço dos avanços na área cultural no estado nesses primeiro semestre de governo, relacionando as referências absorvidas a partir da experiência de Canoas, onde foi secretário municipal de Cultura nos primeiros dois anos da atual gestão. “Ampliar a esfera crítica é tarefa da cultura, por isso transportamos a experiência dos Diálogos Culturais de Canoas para o estado”, enumera.

O secretário também mencionou projetos e ações realizadas atualmente no estado, em áreas como artes visuais, cinema, leitura e cidadania. “Antes, o RS não priorizada a cultura política pública. Agora, o estado voltou a ter um olhar para o financiamento e o incentivo a cultura”, assinala. Ele também fez uma exposição sobre os Pontos de Cultura Transversais, outra novidade que começa a ser implementada no RS. Após a fala do secretário Assumpção um amplo debate se sucedeu com a participação da platéia. Para esta segunda noite da pré-conferência, que ocorre nesta quarta-feira, está confirmada a participação da representante da Regional Sul do Ministério da cultura, Margarete Moraes.

Os objetivos da Pré-conferência estão relacionados com a mobilização da sociedade civil para III conferência Municipal de Cultura, que se realizará dias 13, 14 e 15 de outubro, o aprofundamento das discussões e das proposições a respeito do Plano Municipal de Cultura, bem como a apresentação da Minuta da Lei do Plano Municipal de Cultura e a importância da implementação do Sistema Municipal.

Hoje tem mais!


Fonte: Site Prefeitura Municipal de Canoas


Comentários