01 setembro 2011

Google homenageia 125 anos de nascimento de Tarsila do Amaral.


O logotipo da página inicial do Google homenageia nesta quinta-feira a pintora brasileira Tarsila do Amaral. A celebração é pelo aniversário de 125 anos do nascimento da artista, em 1º de setembro de 1886.

Tarsila foi uma das principais artistas do país no início do século 20. Nascida em Capivari, no interior de São Paulo, estudou arte em Barcelona e em Paris. Em 1922, após a Semana de Arte Moderna, voltou ao Brasil e foi apresentada ao movimento e seus artistas pela amiga Anita Malfatti.

Em 1928, Tarsila pintou seu quadro mais famoso, o "Abaporu". Inicialmente apenas um presente de aniversário para o marido, Oswald de Andrade, o quadro se tornou o marco inicial do Movimento Antropofágico, que se propunha a engolir a cultura europeia, transformando-a em algo nacional. A pintora faleceu no dia 17 de janeiro de 1973, em São Paulo.
As homenagens do Google em sua página inicial são chamadas de "doodle". Recentemente fez muito sucesso a homenagem ao guitarrista norte-americano Les Paul, quando o logo da página se transformou em uma guitarra interativa.
Viva a Arte!
Fonte: IG
Postar um comentário