Meus Mestres com carinho:
Claude Monet(1840-1926)

Desde cedo o menino Claude deixava os pais e os professores preocupados, pois era um aluno indisciplinado, que aproveitava o tempo fazendo caricaturas a carvão.


Nem de longe imaginavam que ali estava se formando um dos maiores pintores do mundo, que teve atuação importante no movimento Impressionista Francês, que revolucionou a maneira de pintar, utilizando a luz solar e a natureza para captar a realidade das cores, que eram sempre coloridas e muito vivas.
Aos poucos seus desenhos foram sendo apreciados e adquiridos por admiradores. Ao perder a sua mãe teve como tutora a sua tia, que junto com Boudin que além de amigo lhe ensinou as primeiras pinceladas ao ar livre, incentivaram-no a ir para Paris para estudar pintura. Na cidade luz fez amizade com Courbet e Pissaro, mas logo teve que deixar os estudos para ir para a África atendendo chamamento militar.


Em 1862, um ano após ter partido, regressa a Paris, quando conhece Bazille, Renoir e Sisley. Os pintores, pertencentes ao movimento impressionista, se unem utilizando cores vivas e contrastantes para atingir o efeito da luz sobre a natureza , característica dos impressionistas.



Neste período conhece Camille Doncieux, modelo de seus quadros, por quem se apaixonou. Teve dois filhos Jean e Michael e viveu o período mais importante de sua obra, até 1870, utilizando a nova técnica, quando pintou o quadro Impression Soleil Levant.(1873) Impressão, nascer do sol.
O quarteto expõe seus trabalhos no estúdio Nadar, em Paris, em 1874. A obra é ridicularizada e não é aceita pela sociedade, que não a compreende. Foi quando o critico Louis Leroy, chamou o grupo de impressionistas, numa ironia ao quadro Impression de Monet cujo sentido seria primeira impressão ou rascunho. Assim foi batizado o movimento, que hoje é aclamado no mundo todo.

O início de sua carreira foi de grandes dificuldades financeiras. Sua esposa Camille, o apoiou sempre até a sua morte, após o nascimento do filho Michael, sem ter presenciado o sucesso de suas obras. Com o passar do tempo Alice viúva de Ernest Hoschede, decidiu cuidar do pintor e seus dois filhos.
Como teve um longa vida, completando 86 anos de idade, conseguiu atingir e usufruir da fama em vida, morrendo em 1926 em Giverny, cidade localizada a 80 km de Paris, onde está a casa e os jardins que impressionam até os dias de hoje e que serviram de inspiração para suas belas pinturas.
Sem dúvida alguma Claude Monet é hoje reconhecido como o grande nome do impressionismo e um dos maiores pintores de todos os tempos. É impossível desconhecer o legado deste grande artista, razão pela qual este artigo foi escrito, na esperança de que muitas pessoas possam conhecer sua vida e sua obra.


Principais Obras:
· Estuário do Sena
· Impressão, Nascer do Sol
· Ponte sobre Hève na Vazante
· Camille
· O vestido verde
· A floresta em Fontainebleu
· Mulheres no Jardim
· Navio deixando o cais de Le Havre
· O molhe de Le Havre

Fotos das Obras de Monet

Comentários